Social Icons

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Padrões de Camuflagem - Parte I

A camuflagem individual pode ser considerada mais importante que a blindagem pois não se pode atingir o que não pode ser visto. É leve e barato e pode ser tão simples como uma roupa suja. 

À seguir vamos começar a falar de alguns padrões de camuflagem populares.

OD

Usado extensivamente pelos soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial, e também na Guerra do Vietnam. Muitos tanques e outros veículos foram também pintados nesta cor. Não sendo muito eficaz, foi mais tarde trocado pelo Tiger Stripe e pelo Woodland. 
Padrão Verde OD, como visto durante a Guerra do Vietnã

Este tipo de verde é ainda hoje usado, mais ou menos na sua forma original (a nível de cor), especialmente em ambiente urbanos/artificiais por equipes SWAT e também pelos Navy S.E.A.L. Usado também em equipamento tático para poder ser usado em conjunto com outros padrões e manter alguma coerência no fator de camuflagem (por exemplo: joelheiras OD com B.D.U. Woodland). Assim, torna-se uma cor econômica no que toca a custos com equipamento. Este tipo de “padrão” também passa simplesmente por ser de cor verde-escuro, de uma tonalidade neutra para não se destacar muito das cores existentes no ambiente circundante. 
Eficaz em: Floresta / Selva
Relativamente eficaz em: Urbano
Pouco eficaz em: Deserto

PRETO

Preconizado pela SAS e usado principalmente por equipes anti-terrorismo e unidades SWAT, é o preferido para operações noturnas ou em ambientes de luminosidade reduzida. Para estas situações é comum existir a troca do preto para o azul. 
O popular padrão Preto
A cor preta também é usada, curiosamente, pelo aspecto sinistro e pelo fator psicológico que causa nos oponentes. É também a cor mais neutra que existe em material tático, pelo que a máxima “o preto fica bem com tudo” também é aplicável neste ramo. Contudo, mesmo para ambientes noturnos, não é a melhor das camuflagens. O próprio SAS britânico só o usa em algumas situações.

Eficaz em: Urbano / Noturno
Pouco eficaz em: Deserto / Selva / Floresta
WOODLAND
O padrão Woodland foi introduzido em 1981 para substituir o OD. Adotado por vários países como Bósnia, Israel, Espanha e muitos outros e obviamente pelos EUA, que o utilizou intensamente por mais de 20 anos, tanto no Exército (Incluindo Forças Especiais, SEALs, etc.) como na Marinha. Este é composto por 4 cores: verde, castanho-escuro e claro, e preto. As manchas são de dimensão média. Atualmente é um padrão em degeneração, vindo a ser substituido pelos padrões digitais mais eficazes. 
Você viu muito este padrão nos filmes de guerra dos anos 80.

Eficaz em: Floresta
Relativamente eficaz em: Urbano / Montanha / Selva
Pouco eficaz em: Deserto

URBANO 

Composto por 4 cores: Branco, Preto, Cinzento-escuro e claro. Tem a mesma mancha e resolução do Woodland pois é baseado neste padrão. As suas cores de elevado contraste e na base dos cinzentos destinam-o para ambientes urbanos. Foi pouco empregado no mundo pelas forças militares e está saindo de uso. Contudo, o padrão prevalece famoso dentre civis que o utilizam em roupa estilo street-wear. 
"Fashion uhn?"

Eficaz em: Urbano
Pouco eficaz em: Deserto / Floresta / Selva / Montanha

FLECKTARN 

As origens do “Flecktarn” estendem-se até aos tempos da Segunda Guerra Mundial, quando um padrão camuflado semelhante ao atual foi testado pelas unidades das SS. Em 1976 foram testados vários padrões camuflados na Alemanha, para substituir as fardas cinzentas que antes possuíam. O padrão aprovado foi o Flecktarn (do alemão de “FLECK”: ponto ou borrão; “TARNung” camuflagem), mas este só foi introduzido em massa em 1990. 
Die Felcktarn Muste

Este é ainda o padrão atualmente utilizado do exercido Alemão. Usado também na Áustria, e na Força Aérea Belga durante os anos 90. Este padrão é composto por um fundo verde-claro não muito abundante, coberto depois em quantidade pelos tais borrões ou pontos de cor verde-escuro, e depois em menos quantidade, de cor preta, verde amarelado e laranja. 
Eficaz em: Floresta
Relativamente eficaz em: Selva / Montanha
Pouco eficaz em: Deserto / Urbano

DAN 

Usado essencialmente pelo Exército do Reino da Dinamarca, o Dan M84, é muito semelhante ao Flecktarn, mas com apenas 3 cores. Usado também noutros países na parte Norte da Europa. Este é identificado por um fundo verde-claro pouco visível, sendo depois predominantemente verde-escuro, com partes pretas. Funciona muito bem em florestas cuja predominância de verdes supera em larga escala os castanhos. 
Uma gandola com o padrão M84 

Eficaz em: Floresta / Selva
Pouco eficaz em: Deserto / Urbano / Montanha 
DPM 
Tendo por base o “Denison Smock” usados pelos Pára-quedistas do Exército Britânico nos anos 40, o DPM (Disruptive Pattern Material) foi desenvolvido nos anos 60. Ao longo dos anos os tecidos que o compunham foram remodelado e complementado com um capuz. Em 1984 a cor castanha sofreu um escurecimento, em 1990 ganhou novas formas, e de 1994 para cá foi trocado o castanho-claro (“tan”), por um castanho alaranjado. Existe uma versão para o Deserto em apenas 2 cores, usada em larga escala nos confrontos dos últimos anos no Médio Oriente, por parte do Exército Britânico. 
O padrão DPM utilizado pelos britânicos

Este foi também adotado por vários países tais como Holanda e Portugal entre muitos outros. O DPM consiste num fundo castanho-claro pouco abundante, depois coberto largamente por verde-escuro e castanho em quantidade praticamente iguais, completo por pequenas áreas pretas. A disposição das cores deste padrão assemelha-se a pinceladas, especialmente se considerarmos que o padrão em que se baseia, o Denison Smock, era inicialmente pintado à mão.
Eficaz em: Floresta / Selva
Relativamente eficaz em: Montanha
Pouco eficaz em: Deserto / Urbano 
Fonte: Mundo Militar (https://mundomilitar.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Blogger Templates